Tamanhos

Qual medida de tanque-rede é ideal para sua piscicultura.

Em regra básica, um tanque-rede maior produzirá maior quantidade de peixes, enquanto que as opções menores necessitará de menos mão-de-obra no momento dos manejos e despesca. Sendo assim, podemos concluir que em uma comparação de volume “grande x pequeno”, há vantagens e desvantagens nas duas frentes.

Quanto mais próximos da tela os peixes ficarem, melhor será seu acesso à água de boa qualidade. Portanto, quanto menores os tanques-rede, maior poderá ser a lotação por metro cúbico, e maior será a produtividade.

Entretanto, tanques-rede muito reduzidos ficam impraticáveis, pois requerem uma série de cuidados individuais, tornando muito onerosa a atividade. Tanques-redes de 5 a 16m³ cúbicos são os ideais para tilápias, pois permitem despesca de até 2,4 tonelada por unidade (no caso da gaiola de 3,00 x 3,00 x 2,00, instaladas em represas com boa qualidade de água), e são fáceis de manejar. Uma balsa de manejo e despesca custa pouco mais do que um tanque-rede. Considerando o lado social, permitem que populações ribeirinhas tenham acesso à atividade individualmente, sem necessidade de grandes investimentos em infraestrutura.

Comparando: não se deve propor a um chacareiro ou sitiante comprar um trator gigantesco, próprio aos latifúndios. Algumas operações de manejo, como uma recontagem ou redistribuição permitem por vezes ser feitas por uma única pessoa.