Tamanhos

Qual medida de tanque-rede é ideal para sua piscicultura.

Em regra básica, um tanque-rede maior produzirá maior quantidade de peixes, enquanto que as opções menores necessitará de menos mão-de-obra no momento dos manejos e despesca. Sendo assim, podemos concluir que em uma comparação de volume “grande x pequeno”, há vantagens e desvantagens nas duas frentes.

Quanto mais próximos da tela os peixes ficarem, melhor será seu acesso à água de boa qualidade. Portanto, quanto menores os tanques-rede, maior poderá ser a lotação por metro cúbico, e maior será a produtividade.

Entretanto, tanques-rede muito reduzidos ficam impraticáveis, pois requerem uma série de cuidados individuais, tornando muito onerosa a atividade. Tanques-redes de 5 a 16m³ cúbicos são os ideais para tilápias, pois permitem despesca de até 2,4 tonelada por unidade (no caso da gaiola de 3,00 x 3,00 x 2,00, instaladas em represas com boa qualidade de água), e são fáceis de manejar. Uma balsa de manejo e despesca custa pouco mais do que um tanque-rede. Considerando o lado social, permitem que populações ribeirinhas tenham acesso à atividade individualmente, sem necessidade de grandes investimentos em infraestrutura.

Comparando: não se deve propor a um chacareiro ou sitiante comprar um trator gigantesco, próprio aos latifúndios. Algumas operações de manejo, como uma recontagem ou redistribuição permitem por vezes ser feitas por uma única pessoa.

Nos envie um email, será um prazer atender você!