piscicultura-em-tanques-rede

Perspectivas otimistas para o mercado da Tilápia

A Embrapa Pesca e Aquicultura divulgou no último mês boas notícias para os envolvidos direta ou indiretamente na produção e distribuição de tilápias no Brasil.

Pesquisas realizadas sobre os índices de consumo de tilápia de 2015 a 2017 constatam aumento significativo deste mercado. Analisando o mercado consumidor em seis estados, percebeu-se que houve reposição da inflação com razoável margem de segurança.

tanque-rede-de-tilapiasO mercado interno permanece sendo o principal destino da produção, tendo crescido 74% de 2004 a 2014, muito devido a incentivos à produção e ao programa de marketing promovido pelo extinto Ministério da Pesca e Aquicultura. Ainda assim, o Brasil importa 100.000 toneladas por ano de filé de peixe branco, dado que indica o grande potencial de expansão da produção para consumo interno. Além disso, há um aumento do interesse mundial pelo filé de tilápia e com o dólar valorizado em relação ao real, a exportação torna-se um destino atrativo. No entanto, as dificuldades documentais e sanitárias ainda são obstáculos importantes a serem superados.

A aceitação da tilápia pelo consumidor final é notável nos estados onde foi realizada a pesquisa, mas percebe-se que as informações sobre este produto poderiam ser melhor veiculadas. Maior clareza em informações sobre tipos de corte e benefícios nutricionais proporcionam menos confusão na hora da compra e, consequentemente, funcionam como estratégia de marketing.

Outra informação relevante trazida pela pesquisa em questão diz respeito à margem de lucro para o produtor. Como o preço final da tilápia é regulado pelo mercado, a margem de lucro do produtor aumenta conforme redução nos custos da produção, e não no aumento do preço final.

Economistas têm estudado as relações de aumento e queda de consumo, com a variação de renda do consumidor. Uma das teses sustentadas é a de que se o consumo de determinado produto se torna um hábito internalizado culturalmente, mesmo que haja queda no poder de compra, tal produto continua sendo consumido. Considerando que o consumo per capita de tilápia vem aumentado consideravelmente ano a ano, reforça-se ainda mais o entendimento do potencial de expansão do mercado da tilápia no Brasil.

Fonte: Informativo Mercado da Tilápia. Embrapa: Pesca e Aquicultura. Junho/ 2017.

Para acessar a publicação completa, clique aqui.